Vale Luz é opção para redução na conta de energia em condomínios

24/08/2017
Compartilhe
Além de dicas como instalar sensores de presença em corredores, trocar lâmpadas menos econômicas por LED e ficar atento ao uso correto dos elevadores, os condomínio têm mais uma opção para economizar na conta de energia: o Vale Luz, projeto da Coelba que prevê a troca de materiais recicláveis por desconto na conta de energia. Até o momento, 34 condomínios da capital aderiram ao projeto, 3,5 toneladas foram recolhidas e mais de R$ 7 mil em descontos em contas de energia foram concedidos.

Para participar do projeto, os condomínios precisam separar e armazenar os resíduos recicláveis limpos e secos. São aceitos no projeto metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene,  água sanitária). Alguns cuidados devem ser tomados no momento da coleta. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem. Os materiais com maior valor para reciclagem são as latas de alumínio, garrafas PET e sopro, a exemplo de embalagens de amaciante, água sanitária e alvejante.

Periodicamente, o caminhão do projeto passará pelos condomínios participantes para recolhimento e pesagem do material. “O valor referente à pesagem pode ser destinado diretamente para a conta de energia do condomínio, em forma de desconto, ou para a conta de energia de uma instituição beneficente indicada pelo condomínio”, explica Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Coelba.

Os representantes dos condomínios interessados em participar deverão entrar em contato através do telefone (71) 3555-3370 ou do e-mail eficiencia@neoenergia.com. É desejável que o condomínio já possua a prática da coleta seletiva implantada e o mesmo não poderá possuir parceria ou convênio com cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

Além do desconto na conta de energia, o Vale Luz também estimula o uso racional dos recursos naturais e minimiza os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente. A iniciativa, que integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela ANEEL.